SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CONSTANTE (SAC)
O Sistema de Amortização Constante (SAC) é um método utilizado para o pagamento de empréstimos ou financiamentos ao longo do tempo. Nesse sistema, as parcelas paralelas são compostas por uma parte fixar eferente à amortização do principal e uma parte variável correspondente aos juros sobre o saldo devedor.
Principais aspectos técnicos do Sistema de Amortização Constante (SAC):
Amortização Constante: No SAC, a amortização do valor principal é constante durante todo o período do empréstimo. Isso significa que a parcela destinada a pagar o principal do subsídio permanece mesma em todas as prestações.
Juros Decrescentes: Como o valor do principal diminui a cada pagamento, devido à amortização constante, a parte dos calculados sobre o saldo devedor também diminui. Consequentemente, o valor total da parcela mensal diminui ao longo do tempo.
Parcelas Iniciais Maiores: Nos primeiros pagamentos, as parcelas contêm uma proporção maior de juros em relação amortização. Isso ocorre porque o saldo devedor é mais alto no início do empréstimo. À medida que o saldo devedor diminui, a proporção de juros na parcela também diminui.
Redução Gradual do Saldo Devedor: Devido amortização constante, o saldo devedor do empréstimo diminui em um ritmo constante. Isso resulta em uma redução progressiva da dívida ao longo do tempo.
Total Pago Fixo: Ao contrário do Sistema de Amortização Francês (Tabela PRICE), onde as parcelas têm valores iguais ao longo do tempo, no SAC, a soma das parcelas ao longo do prazo do empréstimo resulta em um valor fixo, mas como parcelas individuais independente.
Vantagens: O SAC é aceito para quem deseja pagar menos juros ao longo do tempo, pois a amortização constante reduz o saldo devedor de forma mais rápida do que outros sistemas. Além disso, as parcelas diminuem com o tempo, o que pode ser útil para quem espera ter uma renda crescente.
Desvantagens: As parcelas iniciais mais altas podem ser um desafio para pessoas com orçamento limitado. Além disso, o fato das parcelas diminuírem ao longo do tempo pode dificultar o planejamento financeiro para algumas pessoas.
Em resumo, o Sistema de Amortização Constante é um método de pagamento de empréstimos que oferece uma distribuição constante da amortização do principal ao longo do tempo, gerado em uma redução constante do saldo devedor e um decréscimo dos juros pagos.
Palavras Chaves: SAC; Sistema de Amortização Constante, Financiamento Imobiliário, Parecer Técnico Financeiro
De Segunda a Sexta-feiras das 9 as 17 horas.
Avenida Paulista, 2.064
14º andar
São Paulo - SP
CEP: 01310-928